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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
04/05/2004 |
Data da última atualização: |
04/05/2004 |
Autoria: |
NASCIMENTO, R. L.; SERENO, J. R.; ROESE, A. D.; PEREIRA, R. S. B. |
Afiliação: |
Embrapa Pantanal (Corumbá, MS). |
Título: |
Educação ambiental participativa no Pantanal. |
Ano de publicação: |
2003 |
Fonte/Imprenta: |
In: ENCONTRO DE EDUCADORAS AMBIENTAIS DA REDE MATO-GROSSENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 3.; ENCONTRO DA REDE AGUAPÉ DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 1.; SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DAS CIDADES PANTANEIRAS, 4.; SEMINÁRIO DA CARTA DA TERRA, 3.; FÓRUM REGIONAL DA REDE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 1., 2003, Cuiabá. Fome zero da educação ambiental: resumo de trabalhos. Cuiabá: REMTEA: AGUAPÉ: MUPAN: C. TERRA: REBEA, 2003. |
Páginas: |
p.91. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A Embrapa desenvolve desde 1975 importantes estudos sócio-econômicos para alavancar o desenvolvimento sustentável da pecuária de corte no Pantanal. A partir de 2002 esta instituição de P&D intensificou estudos e programas de Educação Ambiental com vistas a formar uma consciência ecológica na região e assim conservar melhor o ambiente pantaneiro. O programa consolidou-se em 2003 através de uma maior aproximação entre os técnicos e pesquisadores da comunidade de Corumbá e Ladário, MS. A sedenta busca de informações por parte destas comunidades levou-nos a ampliar nossa atuação para atender à crescente demanda através da criação de treinamentos, que consistem em seminários e palestras voltados para distintos públicos. Podemos citar como exemplo os seguintes eventos: seminário sobre os recursos naturais do Pantanal para multiplicadores, cujo público alvo são os professores de ensino fundamental e médio; o seminário sobre a pesquisa no Pantanal para adolescentes, que foi realizado para auxilar os jovens na orientação profissional, atingindo um total de 120 alunos; e o seminário de conservação ambiental que até o presente momento teve a participação de 650 alunos com faixa etária entre 11 e 17 anos. Outra atividade que merece ser citada é o trabalho realizado com cerca de 200 crianças de pré-escolas, com faixa etária de 4 a 6 anos, cujo programa consta de uma palestra sobre o Pantanal, visitas aos laboratórios de fauna e peixes e à casa da vegetação da Embrapa, possibilitando uma aprendizagem lúdica e interativa. Desse modo, temos atualmente uma ampla gama de seminários pré-formatados para atuar junto à população pantaneira e o mais importante é que a própria comunidade nos deu o direcionamento para realizarmos este trabalho de conscientização ambiental. MenosA Embrapa desenvolve desde 1975 importantes estudos sócio-econômicos para alavancar o desenvolvimento sustentável da pecuária de corte no Pantanal. A partir de 2002 esta instituição de P&D intensificou estudos e programas de Educação Ambiental com vistas a formar uma consciência ecológica na região e assim conservar melhor o ambiente pantaneiro. O programa consolidou-se em 2003 através de uma maior aproximação entre os técnicos e pesquisadores da comunidade de Corumbá e Ladário, MS. A sedenta busca de informações por parte destas comunidades levou-nos a ampliar nossa atuação para atender à crescente demanda através da criação de treinamentos, que consistem em seminários e palestras voltados para distintos públicos. Podemos citar como exemplo os seguintes eventos: seminário sobre os recursos naturais do Pantanal para multiplicadores, cujo público alvo são os professores de ensino fundamental e médio; o seminário sobre a pesquisa no Pantanal para adolescentes, que foi realizado para auxilar os jovens na orientação profissional, atingindo um total de 120 alunos; e o seminário de conservação ambiental que até o presente momento teve a participação de 650 alunos com faixa etária entre 11 e 17 anos. Outra atividade que merece ser citada é o trabalho realizado com cerca de 200 crianças de pré-escolas, com faixa etária de 4 a 6 anos, cujo programa consta de uma palestra sobre o Pantanal, visitas aos laboratórios de fauna e peixes e à casa da vegetação da Embrapa, possibilitando uma ... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Ecologia; Educação Ambiental; Meio Ambiente. |
Thesaurus Nal: |
ecology; environment; environmental education. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02843naa a2200241 a 4500 001 1811030 005 2004-05-04 008 2003 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aNASCIMENTO, R. L. 245 $aEducação ambiental participativa no Pantanal. 260 $c2003 300 $ap.91. 520 $aA Embrapa desenvolve desde 1975 importantes estudos sócio-econômicos para alavancar o desenvolvimento sustentável da pecuária de corte no Pantanal. A partir de 2002 esta instituição de P&D intensificou estudos e programas de Educação Ambiental com vistas a formar uma consciência ecológica na região e assim conservar melhor o ambiente pantaneiro. O programa consolidou-se em 2003 através de uma maior aproximação entre os técnicos e pesquisadores da comunidade de Corumbá e Ladário, MS. A sedenta busca de informações por parte destas comunidades levou-nos a ampliar nossa atuação para atender à crescente demanda através da criação de treinamentos, que consistem em seminários e palestras voltados para distintos públicos. Podemos citar como exemplo os seguintes eventos: seminário sobre os recursos naturais do Pantanal para multiplicadores, cujo público alvo são os professores de ensino fundamental e médio; o seminário sobre a pesquisa no Pantanal para adolescentes, que foi realizado para auxilar os jovens na orientação profissional, atingindo um total de 120 alunos; e o seminário de conservação ambiental que até o presente momento teve a participação de 650 alunos com faixa etária entre 11 e 17 anos. Outra atividade que merece ser citada é o trabalho realizado com cerca de 200 crianças de pré-escolas, com faixa etária de 4 a 6 anos, cujo programa consta de uma palestra sobre o Pantanal, visitas aos laboratórios de fauna e peixes e à casa da vegetação da Embrapa, possibilitando uma aprendizagem lúdica e interativa. Desse modo, temos atualmente uma ampla gama de seminários pré-formatados para atuar junto à população pantaneira e o mais importante é que a própria comunidade nos deu o direcionamento para realizarmos este trabalho de conscientização ambiental. 650 $aecology 650 $aenvironment 650 $aenvironmental education 650 $aEcologia 650 $aEducação Ambiental 650 $aMeio Ambiente 700 1 $aSERENO, J. R. 700 1 $aROESE, A. D. 700 1 $aPEREIRA, R. S. B. 773 $tIn: ENCONTRO DE EDUCADORAS AMBIENTAIS DA REDE MATO-GROSSENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 3.; ENCONTRO DA REDE AGUAPÉ DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 1.; SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DAS CIDADES PANTANEIRAS, 4.; SEMINÁRIO DA CARTA DA TERRA, 3.; FÓRUM REGIONAL DA REDE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 1., 2003, Cuiabá. Fome zero da educação ambiental: resumo de trabalhos. Cuiabá: REMTEA: AGUAPÉ: MUPAN: C. TERRA: REBEA, 2003.
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Registro original: |
Embrapa Pantanal (CPAP) |
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Registros recuperados : 11 | |
1. | | BERTIOLI, D.; MORETZSOHN, M.; LEAL BERTIOLI, S.; GUIMARÃES, P.; MADSEN, L.; FREDSLUND, J.; HOUGAARD, B.; SCHAUSER, L.; SANDAL, N.; TABATA, S.; STOUGAARD, J. Comparative mapping of Arachis, a basal genus in the Papilionoideae, with the model legumes Lotus japonicus and Medicago truncatula. In: EUROPEAN CONFERENCE ON GRAIN LEGUMES, 6., 2007, Lisbon, Portugal. Integrating legume biology for sustainagle agriculture: book of abstracts. Colney, Norwich: Grain Legumes Integrated Project, 2007. p. 44. Poster 336.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
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2. | | BERTIOLI, D.; SANDAL, N.; MORETZSOHN, M.; MADSEN, L; LEAL BERTIOLI, S.; GUIMARÃES, P.; FREDSLUND, J.; HOUGAARD, B.; SCHAUSER, L.; NIELSEN, A. M.; TABATA, S.; STOUGAARD, J. Comparative mapping of peanut (Arachis hypogaea) with the model legumes Lotus japonicus and Medicago truncatula. In: ANNUAL RESEARCH MEETING, 2007, Benoni, South Africa, Poster Abstracts...Benoni: Generation Challenge Programme - CGIAR, 2007. p. 41.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
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3. | | MORETZOHN, M.; LEAL BERTIOLI, S.; GUIMARÃES, P.; MADSEN, L.; FREDSLUND, J.; HOUGAARD, B.; SCHAUSER, L.; SANDAL, N.; STOUGAARD, J.; TABATA, S.; BERTIOLI, D. Can legume synteny be useful in guiding the introgression of wild genes into cultivated peanut? Lotus Newletter, v. 37, n. 3, p. 95-96, 2007. Edição do International Workshop Integrating Genomics Into Plant Breeding, Porto Alegre, out. 2007.Tipo: Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica |
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4. | | MORETZSOHN, M.; LEAL BERTIOLI, S.; GUIMARÃES, P.; MADSEN, L.; FREDSLUND, J.; HOUGAARD, B.; SCHAUSER, L.; SANDAL, N.; STOUGAARD, J.; TABATA, S.; BERTIOLI, D. Can legume systeny be useful in guiding the introgression of wild genes into cultivated peanut? Lotus Newsletter, v. 37, n. 3, p. 95-96, 2007. Edição dos resumos do Workshop, Porto Alegre, RS, 2007.Tipo: Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica |
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5. | | BERTIOLI, D.; LEAL-BERTIOLI, S.; GUIMARÃES, P.; FÁVERO, A.; MADSEN, L.; MORETZSOHN, M.; PROITE, K.; SANDAL, N.; SEIJO, G.; GIMENES, M.; STOUGAARD, J.; VALLS, J. Unlocking genetic diversity in peanut's wild relatives. In: PLANT & ANIMAL GENOMES CONFERENCE, 14., 2006, San Diego, CA. [Proceedings...]. Jersey City, US: Scherago International, 2006. Não paginado.Tipo: Resumo em Anais de Congresso | Circulação/Nível: -- - -- |
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6. | | BERTIOLI, D. J.; MORETZSOHN, M. de C.; MADSEN, L. H.; SANDAL, N.; BERTIOLI, S. C. de M. L.; GUIMARAES, P. M.; HOUGAARD, B. K.; FREDSLUND, J.; SCHAUSER, L.; NIELSEN, A. M.; SATO, S.; TABATA, S.; CANNON, S. B.; STOUGAARD, J. An analysis of synteny of Arachis with Lotus and Medicago sheds new light on the structure, stability and evolution of legume genomes. BMC Genomics, v. 10, n. 45, 2009.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: A - 1 |
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7. | | HOUGAARD, B. K.; MADSEN, L. H.; SANDAL, N.; MORETZSOHN, M. de C; FREDSLUND, J.; SCHAUSER, L.; NIELSEN, A. M.; ROHDE, T.; SATO, S.; TABATA, S.; BERTIOLI, D. J.; STOUGAARD, J. Legume anchor markers link syntenic regions between Phaseolus vulgaris, Lotus japonicus, Medicago truncatula and Arachis. Genetics, v. 179, n. 4, p. 2299-2312, 2008.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: Internacional - A |
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8. | | BERTIOLI, D.; LEAL-BERTIOLI, S.; MORETZSOHN, M.; PROITE, K.; NIELEN, S.; MADSEN, L.; SANDAL, N.; SEIJO, G.; GUIMENES, M.; VALLS, J.; STOUGAARD, J.; GARSMEUR, O.; D'HONT, A.; SANTOS, S.; MENDES, D.; NDOYE, O. RAMI, J. F.; GUIMARÃES, P. Developing genetic and genomic tools for the efficient integration of wild genes into the peanut crop. In: EUROPEAN CONFERENCE ON GRAIN LEGUMES, 6., 2007, Lisbon, Portugal. Integrating legume biology for sustainagle agriculture: book of abstracts. Colney, Norwich: Grain Legumes Integrated Project, 2007. p. 61. Poster 541.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
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9. | | BERTIOLI, D. J.; MORETZSOHN, M.; GUIMARÃES, P.; LEAL BERTIOLI, S.; MENDES, D.; VARSHNEY, R. K.; VADES, V.; ARUNA, R.; PATERSON A.; RAMI, J. F.; D'HONT, A.; FONCEKA, D.; SANDAL, N.; HOUGAARD, B.; MADSEN, L.; STOUGAARD, J. The use of wild Arachis for genetics, genomics, and improvement of cultivated peanut. In: INTERNATIONAL CONFERENCE OF THE PEANUT RESEARCH COMMUNITY, 3, 2008, Hyderabad, India. Advances in Arachis through genomics and biotechnology (AAGB-2008). India: International Crops Research Institute for the Semi-Arid Tropics, 2008. Resumo A-06.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
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10. | | BERTIOLI, D. J.; FÁVERO, A. P.; GIMENES, M. A.; GUIMARÃES, P. M.; KRAPOVICKAS, A.; LAVIA, G.; LEAL-BERTIOLI, S. C. M.; LEOI, L. C. T.; MADSEN, L. H.; MORETZSOHN, M. C.; PARNISKE, M.; PROITE, K.; SANDAL, N.; SEIJO, J. G.; STOUGAARD, J.; VALLS, J. F. M. Using wild species and genomic tools to improve resistance in peanut (Arachis hypogaea l.). In: ENCONTRO LATINO AMERICANO DE ESPECIALISTAS EM ARACHIS, 4., 2004, Brasília, DF. IV Encontro Latino-Americano de Especialistas em Arachis. Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2004. Não paginado. (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Documentos, 127).Biblioteca(s): Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
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11. | | BERTIOLI, D.; GUIMARÃES, P.; MORETZSOHN, M.; LEAL BERTIOLI, S.; NIELEN, S.; GOUVÊA, E.; LUSTOSA, F.; MENDES, D.; SANTOS, S.; MACEDO, S.; JOSÉ, A. C.; SANTOS, R.; VIDIGAL, B.; BRASILEIRO, A. C.; OLIVEIRA, M.; VADEZ, V.; ARAÚJO, A. C.; RUPAKULA, A.; GIMENES, M.; VALLS, J.; PATERSON, A.; RAMI, J. F.; D'HONT, A.; FONCÉKA, D.; NDOYE, O.; SANDAL, N.; HOUGAARD, B.; MADSEN, L.; COOK, D.; STOUGAARD, J.; VARSHNEY, R. Utilização de Arachis silvestres para a construção de recursos genéticos e genômicas para amendoim cultivado. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2008, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia: Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica - FUNCREDI, 2008. p.88.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
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